terça-feira, 29 de novembro de 2011

Xícaras....


Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.
Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem.
Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse: se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás. Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse. Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo.
O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras... e então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros.
Agora pensem nisso: a vida é o café, e os empregos, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida... e o tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de vida que vivemos... a nossa felicidade!
Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu. Deus côa o café, não as xícaras...
Saboreie o seu café!

(Autor desconhecido)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Último Fórum de 2011 - 2º EM - A e B

Assistam a este vídeo (link abaixo) muito interessante chamado "O buraco Negro". Ele tem cerca de dois minutos e meio apenas, mas é de uma profundidade enorme... sem trocadilho.
Depois disso escrevam a vontade sobre o mesmo dando sua opinião sobre o perigo da ganância em nossa vida.

http://www.youtube.com/watch?v=tQr5TD0UtpM

Data final: dia 30-11

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fórum - 2º ano EM - Status - Ética do cotidiano


Como vimos na aula passada, com perguntas e respostas baseadas no senso comum e na orientação de filósofos e professores de ética sobre algumas questões éticas do cotidiano (Fonte: revista Veja) me responda com suas próprias palavras:
Todos os dias, no noticiário, lêem-se denúncias de corrupção e atos criminosos por parte de políticos e governantes. Essa situação torna desculpáveis as pequenas transgressões que os cidadãos cometem no dia-a-dia?
Mínimo de 100 palavras.
Data máxima: 25/11