segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TA 2 - 1º A e B - Status

Apostila 04 - Página 04/05
Escola de Frankfurt
Com base no texto e na figura responda:
1- Qual a relação entre o nazismo e o fenômeno das massas?
2- É possível afirmar que o nazismo foi uma experiência de massa?
3- Explique as idéias contidas no último período do texto:
Fazer em folha separada
Data de entrega: 24/11

O trabalho que era para ser entregue hoje (22/11), por causa da viagem a Campos do Jordão ficou também para o dia 24/11.

Obs: essas datas não mais serão alteradas.

TA 2 - 2º A e B - Comente:

A partir das reportagens sobre as gerações, escreva qual seria, na opinião de vocês, a principal dificuldade que a chamada geração "Z" (de vocês), irão enfrentar em relação ao mercado de trabalho e o convívio com as demais gerações:

Se precisarem assistir a reportagem novamente esses são os links:

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/geracoes-apresentam-diferentes-perspectivas-e-metas-profissionais.html

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/funcionarios-de-valores-diferentes-geram-conflitos-em-empresas.html

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/empresas-encontram-desafios-para-manter-talentos-da-geracao-y.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1377797-7823-GERACAO+Y+CRIA+E+DIRIGE+EMPRESAS+DE+SUCESSO+NO+BRASIL+E+NO+EXTERIOR,00.html

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/11/ritmo-da-tecnologia-e-decisivo-para-formar-personalidade-da-geracao-z.html

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Trabalho para 1º A e B - Colégio Status

Descrever a sensação que teve em relação à última música que ouviu (uma música que tem lhe marcado nestes últimos dias) e sobre o último filme a que você assistiu.
Colocar a letra da música (se estrangeira com a tradução).

Os trabalhos devem ser digitados conforme indicações abaixo:

a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, A 4;
b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha;
c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente. A numeração exclui a capa.
d) margem - superior e esquerda = 3 cm; inferior e direita = 2 cm;
e) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
f) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12
g) parágrafo – 2 cm da margem esquerda;
h) deve-se justificar o texto
i) citações entre aspas e em itálico.
j) destacam-se os títulos das seções, utilizando-se negrito.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tornando o campo fértil

Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz.

No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa.

No segundo ano, ele teve a idéia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rápido, e a colheita foi maior.

No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.

Então o mestre advertiu-o: - Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.

Moral da história: Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas você enfraquece alguém e pode até estragá-lo se ajuda muito

domingo, 14 de novembro de 2010

Aviso Importante aos alunos do 1º e 2º anos do EM - Status

1º (A e B) - aula nesta terça às 14:00 na sala 5A (sala do terceirão)- revisão para prova e correção de exercícios. Trazer a apostila 3 (que será também a matéria da prova)

2º (A e B) - a prova desta sexta terá os assuntos: relação interpessoal e comunicação. Contudo, a mesma terá texto para interpretação.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O caso Sakineh Mohammadi


Como dizia Carlos Drummond no belo poema “O lutador”, que envolve considerações sobre o ato de escrever, “lutar com palavras é a luta mais vã, elas são muitas, eu pouco”.
A intenção do poeta é revelar, sobretudo, as dificuldades da criação do texto poético que, ao contrário do que se possa imaginar, não acontece somente por fruto de estados de inspiração, porque é, em inúmeras ocasiões, ato sôfrego, de luta e reflexões difíceis, sempre em busca dos termos cabíveis, sonoros, plausíveis.
Na maioria das vezes, o encalço de um tema me faz pensar e pesquisar mais, correr atrás de palavras que são sempre muitas perante o pouco que sou ou nutro diante da infinidade de que elas são capazes.
Há aqueles que pensam de outro modo. Ferreira Goulart, por exemplo, alega que são as palavras que normalmente o escolhem.
Pois preciso dizer que, se não fui escolhido pela beleza da criação poética, ao menos o fui pelo drama de uma mulher, a iraniana Sakineh Mohammadi. Ou, no mínimo, fui à caça das palavras que me permitissem tentar traduzir o sentimento que o caso me desperta.
Isso mesmo, Sakined é aquela iraniana condenada à morte por apedrejamento no Irã em virtude de ter cometido adultério. A mera possibilidade de ocorrência dessa pena mais do que bárbara se apossou do meu pensamento. Ademais, a sua confissão foi arrancada por meio de 99 chibatadas nas costas.
Entretanto, no decorrer dos últimos dias, nos chegam notícias de que as autoridades daquele país, após a série de manifestações das entidades ligadas aos Direitos Humanos contrárias à barbárie, comutaram a morte por apedrejamento em morte na forca. Quanta benevolência!
Mesmo Lula, para se safar das críticas às estranhas diretrizes da diplomacia de seu governo, que representam uma espécie de beija-mão de ditadores como Hugo Chaves, Fidel Castro e o déspota iraniano Ahmmadinejad, dentre outros, veio a oferecer asilo no Brasil à Sakineh, mas obteve apenas uma irônica resposta negativa.
Sabe-se que o absurdo Código Penal do Irã prescreve a morte por apedrejamento em casos de adultério e outros delitos, segundo interpretações arcaicas e estúpidas do Islã e das imperiosas palavras do profeta Maomé.
Abstenho-me de tentar entender e compreender tamanha violência instituída, tamanha ignorância, tamanho atraso civilizatório. Assim, creio que não me parece haver nada de mais inaceitável do que regimes dessa natureza e que punem de forma tão terrível.
Cumpre mencionar que o episódio Sakineh não é raro. Atualmente, 25 presos aguardam a morte por apedrejamento no Irã, a maioria mulheres e homossexuais.
Quando mulheres, então, a crueldade é maior, pois o ritual é de que devem ser enterradas até o busto para que lhes sejam atiradas pedras pequenas até a morte, e a fim de que o suplício perdure mais.
Certos fatos nos deveriam ser úteis para a formação de um mínimo de senso crítico e de elevação dos níveis de consciência, ainda que, via de regra, estejamos preocupados em demasia somente com os quinhões de nosso próprio espaço.
Tomar conhecimento de que ainda existem pessoas no mundo que podem ser condenadas a morrer de forma lenta, sob uma chuva de pedras resultantes de uma sentença condenatória de um Estado, bem que serviria a esse propósito.
O Irã merece, portanto, todos os tipos de repúdio, pressão e sanções internacionais em razão de tudo isso, inclusive as oriundas de sua perigosa política nuclear.
Já que o governo Lula está no ocaso, pois que o próximo reveja suas ações diplomáticas e não as considere exclusivas do mundo dos negócios, segundo afirmou há pouco o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.
Ao comentar o caso Sakineh em O Estado de São Paulo, o professor Gaudêncio Torquato, valendo-se de um ensinamento clássico, manifestou que as culturas são relativas, mas a moral é absoluta.
Acresço que não é dado à relatividade cultural impor a degradação da dignidade humana.

Alberto Calixto Mattar Filho (mattaralberto@terra.com.br)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trabalho 2º EM - A e B - Status

Conforme foi falado em sala, a primeira avaliação do 4º bimestre é referente a aula sobre Aborto e o material de apoio que lhes enviei, então, pesquise e elabore um texto sobre:
O aborto muito além das questões políticas
O texto deve ser desenvolvido em WORD, fonte 12, com caracteres do tipo Times ou Arial, espaçamento 1,5, margem superior e inferior de 2,5 e direita e esquerda de 3,0. Deverá conter entre 25 e 40 linhas e seguir a seguinte estruturam - entregue em folha A4.
- Introdução;
- Conteúdo - desenvolvimento;
- Conclusão.
Data de entrega: 08/11 (próxima segunda)
abç. Junão