terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fórum sobre o Filme "Crianças Invisíveis"

O filme "Crianças invisíveis” com toda suas realidades, mostradas de forma nua e crua, nos faz rir e chorar, sentimos dúbios. Apesar de mostrar crianças de países diferentes, principalmente no que diz respeito à realidade social e também econômica, mostra principalmente a relação dos personagens com os seus pais. É verdade que nem sempre isso ocorre, pois em alguns casos tal relação sequer existe.
Mas, tendo o filme como inspiração e parâmetro, sabendo que a instituição família é violentamente atacada nos dias de hoje, qual a importância dela (a família) para você? Cite uma passagem do filme que possa exemplificar a sua fala.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cine Status - Crianças Invisíveis

Crianças Invisíveis é uma produção encomendada pela Unicef e realizada por oito diretores renomados de diferentes países, dentre eles o Brasil. A realidade das crianças é transportada para as telas a partir do olhar de nomes como os do inglês Ridley Scott e de sua filha Jordan Scott, do bósnio Emir Kusturica, do norte-americano Spike Lee, do chinês John Woo, do italiano Stefano Veneruso, do argelino Mehdi Charef e da brasileira Katia Lund (co-diretora de Cidade de Deus).

Nesta terça - 28 de setembro - 14:00 - Bloco B - Colégio Status

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Compaixão e sabedoria

Certa vez um camponês encontrou uma cobra morrendo em seu campo de arroz. Vendo o sofrimento da cobra, ele se encheu de compaixão. Apanhou a cobra e a levou pra casa.
Deu então, leite morno a ela, envolveu-a em um cobertor macio e amorosamente colocou-a ao seu lado na cama quando foi dormir. Pela manhã, o fazendeiro estava morto.

por que ele foi morto ? Por que ele só usou a compaixão e não a sabedoria. Se você pegar uma cobra ela o picara. Quando você encontrar um meio de salvar a cobra sem segura-la você estará equilibrando sabedoria e compaixão e ambos ficarão felizes.

Sabedoria e compaixão devem andar juntas. Ter uma sem a outra é como andar com um pé só. Você pode pular algumas vezes, mas acabará caindo. Equilibrando os dois você andara muito bem vagarosa e elegantemente passo a passo.
" Que a paz seja seu objetivo.

Que o amor seja seu caminho.

Que a sabedoria guie seus passos."

Autor desconhecido

enviado pelo Profº. FERNANDO

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CARTA MINEIRA


Prezado amigo TEÓFILO OTONI.
Nesta VIÇOSA manhã de primavera, de onde se contempla um BELO HORIZONTE, um CAMPO BELO e MONTES CLAROS, e, ainda, neste ambiente FORMOSO de nossa terra, quando se pode contemplar também, pela madrugada, a ESTRELA DALVA, escrevo-lhe para colocá-lo a par dos últimos acontecimentos.
No âmbito familiar, a nossa prima LEOPOLDINA, ESPERA FELIZ dar a LUZ a seu primeiro filho que, se for homem, se chamará ASTOLFO DUTRA e JANUÁRIA, se mulher. Para cuidar do rebento, ela contará com abnegação da sua governanta MOEMA. Mas, enquanto ela aguarda seu bebê, lava roupa tranqüilamente nas BICAS existentes em um RIO NOVO, afluente do RIO ACIMA, que passa pelas terras de DONA EUZÉBIA, naquele LARANJAL, perto da CAPELA NOVA, onde, na hora do RECREIO, a meninada sobe na PONTE NOVA, para pescar LAMBARI e PIAU e soltar PAPAGAIOS.
A prima NATÉRCIA comprou uma casa na rua ANTONIO DIAS, perto da casa do ANTÔNIO CARLOS. Você já sabia? Orou a Jesus de NAZARENO em agradecimento, ajoelhada aos pés da SANTA CRUZ DO ESCALVADO no alto do MONTE SIÃO, que fica lá para as bandas da GALILEIA, às margens do MAR DE ESPANHA.
Lembra-se daquelas pedras da tia MARIA DA CRUZ que você queria comprar? Ela resolveu vendê-las, menos a PEDRA AZUL, porque ela diz ser a mais bonita e valiosa.
Quanto aos aspectos sociais e religiosos, temos novidades.
Na próxima semana, o CÔNEGO MARINHO, da diocese de VOLTA GRANDE, vai fazer a Festa de SÃO TOMAS DE AQUINO. Se você quiser aparecer será um grande prazer. A nossa prima VIRGINIA é quem será a responsável pelo evento. Vai ter missa celebrada pelo reverendo local, CÔNEGO JOÃO PIO, em honra ao Santíssimo SACRAMENTO. De manhã, o bispo DOM SILVÉRIO irá crismar as crianças. Depois haverá um show com o Agnaldo TIMOTEO e também com as TRÊS MARIAS. Em seguida, a Banda Musical SANTA BÁRBARA, sob a regência do maestro BUENO BRANDÃO, executará o GUARANI, de Carlos Gomes. Depois o Barão de COROMANDEL fará a saudação ao aniversariante. A festa era para ser no mês que vem, mas todas as datas do cantor estavam preenchidas. As primas SERICITA e AZURITA vão fazer a comida. Como prato principal teremos PERDIGÃO e PERDIZES à milanesa e PATOS DE MINAS ao molho pardo. De sobremesa teremos compota de MANGA, tendo sido escolhida a UBÁ, por ser mais saborosa, pêssego em CALDAS e, ainda, licor de PEQUI.
À noite, haverá um baile no OLIVEIRA Country Clube, ao som da orquestra do maestro MATIPÓ, tendo como principais solistas os renomados músicos IBIRACI ao saxofone e NEPOMUCENO ao trompete. Será uma boa ocasião para os convidados exercitarem os seus PASSOS ao ritmo de boleros e rumbas.
Mudando de assunto, na fazenda, fizemos algumas reformas.
O CURRAL DE DENTRO estava com o telhado estragado, com problemas no madeirame e tivemos que trocar as vigas. Desta vez colocamos CANDEIAS, por ser madeira de muita durabilidade, todas compradas do CORONEL XAVIER CHAVES. Com a sobra da madeira ainda reformei a PORTEIRINHA que dá entrada para o quintal. Estou também reformando a CAPELINHA de SENHORA DE OLIVEIRA, para comemorar o aniversário de LIMA DUARTE. Na festa estarão presentes o CORONEL MURTA, o PRESIDENTE WENCESLAU, o JOÃO MONLEVADE, o CORONEL FABRICIANO, o CAPITÃO ENÉAS, o BARÃO DE COCAIS, o Barão de BARBACENA, e várias outras personalidades. Dizem que até o TIRADENTES pretende comparecer. Mas ele ficou meio aborrecido, porque queria que a festa fosse em SÃO JOÃO DEL REI. Só não poderá comparecer o VISCONDE DO RIO BRANCO porque ele está em CAMPANHA política. Iremos cobrar um valor simbólico como entrada, para reverter em benefício dos desabrigados da chuva, mas apenas uma MOEDA de PRATA.
Vou lhe dar outra grande notícia.
Perto do ENGENHO NOVO, naqueles barrancos cheios de FORMIGA, um empregado nosso descobriu MINAS NOVAS de OURO BRANCO, OURO PRETO, ESMERALDAS e TOPAZIO, portanto será uma NOVA ERA e uma BOA ESPERANÇA para todos nós. Infelizmente, por causa dessa riqueza, a violência já começou a aparecer na região. Um homem de TRÊS CORAÇÕES foi morto por um garimpeiro, usando uma faca de TRÊS PONTAS, porque ele havia descoberto uma enorme TURMALINA e também uma pedra de RUBIM, de menor tamanho, mas muito valiosa.
Na área do desenvolvimento, a dona CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, proprietária da usina açucareira de URUCÂNIA, quer aumentar a fábrica e incrementar a produção de açúcar, mas para isso precisará de mais energia elétrica. Assim, tem um projeto de construir uma usina hidroelétrica aproveitando as quedas dágua da CACHOEIRA DO CAMPO, formada pelo rio PIRANGA, mas o senhor RESENDE COSTA, que é o chefe do IBAMA na região, quer embargar a obra, alegando impacto ambiental.
Falarei agora da nossa justiça.
Chegou um JUIZ DE FORA, chamado EWBANK DA CÂMARA, para ocupar o lugar de BIAS FORTES, que terminou o seu mandato. Mas o CONSELHEIRO LAFAYETE, acompanhado de RAUL SOARES, pediu ao GOVERNADOR VALADARES para interceder junto ao PRESIDENTE BERNARDES para efetivar naquele cargo o SENADOR FIRMINO, que muito fez por nós. Ele foi DESCOBERTO ainda novo, tanto que sequer usava sapatos, usava ALPERCATAS, quando estava na companhia do CORONEL PACHECO, na famosa LAGOA DA PRATA, depois daquela GOIABEIRA e daquela árvore de JANAÚBA da fazenda POUSO ALEGRE, onde tem aquela VARGINHA, às margens do RIBEIRÃO VERMELHO.
Ele se tornou um homem sério e honesto, sendo de muito valor para a nossa causa.
Quanto à lagoa a que me referi, dizem que ela contém ÁGUA BOA, tanto que o Aleijadinho teria se curado dos seus males tomando banho nela, por isso passou a ser chamada de LAGOA SANTA. Dizem que um cego também lavou os olhos naquelas águas e voltou a enxergar, mas ele atribuiu esse milagre a SANTA LUZIA.
Outro dia encontrei o BETIM, a MARIA DA FÉ e a ALMENARA nadando nas ÁGUAS FORMOSAS da LAGOA DOURADA, e lhe mandaram lembranças. A lagoa fica nas terras de PEDRO LEOPOLDO, onde ainda tem mais SETE LAGOAS.
Avisam que estarão viajando para ALÉM PARAÍBA no próximo feriado de SANTOS DUMONT.
Também lhe mandam um grande abraço o DIOGO VASCONCELOS e o JACINTO.
Agora, vou lhe contar as fofocas.
O FRANCISCO SÁ teve um desentendimento com o JOÃO PINHEIRO por causa daquela LAJINHA que faz o SALTO DA DIVISA das terras dos dois fazendeiros com as terras da MARIANA, às margens do Rio PARACATU, porque dizem que ali tem muita MALACACHETA.
A coisa andou quente. Um deles, não sei qual, queria agredir o outro com um MACHADO. Ainda bem que o coronel MATEUS LEME chegou na hora e evitou o PATROCÍNIO de uma morte desnecessária, e, ainda, promoveu uma NOVA UNIÃO dos dois.
Os índios AIMORÉS tentaram invadir a reserva dos índios MAXACALIS, armados de ARCOS e flechas, por causa daquela reserva de JEQUITIBÁ existente no PÂNTANO DE SANTA CRUZ, mas, felizmente, foram contidos pelas tropas da Polícia FLORESTAL comandadas pelo MAJOR EZEQUIEL, evitando um massacre sem precedentes. Os presos foram levados para o QUARTEL GERAL.
E tem mais.
O ELOI MENDES me contou, confidencialmente, que o Dr. CARLOS CHAGAS está de caso com a CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS. A CÁSSIA, que é muito linguaruda, contou para a mulher dele, dona CRISTINA, que, imediatamente queria a separação e iria mudar-se para DIAMANTINA. Mas a dona MERCÊS, que é muito benquista por todos, conseguiu convencê-la a não tomar essa medida EXTREMA, e lhe propôs que aguardasse a chegada do seu primo, MARTINHO CAMPOS, que é um homem de mãos de FERROS, para ouvir o seu conselho. Ele achou que seria uma missão muito ESPINOSA, mas, ainda assim, aceitou o desafio. Sendo ele também um homem ponderado, sugeriu ao marido que pedisse PERDÕES à sua esposa, na presença do PADRE PARAÍSO, e assim foi feito e tudo teve um BONFIM.
Depois desta CONTAGEM dos fatos, damos graças a SENHORA DOS REMÉDIOS, SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, SANTO ANTÔNIO DO GRAMA e SÃO TIAGO, que têm sempre protegido a nossa família, para que nossas lutas tenham sempre um BOM SUCESSO.

Terminando, receba um forte abraço do seu primo, MATIAS BARBOSA.

Autoria desconhecida, mas parabéns assim mesmo, muito criativo.

domingo, 19 de setembro de 2010

A árdua trajetória de opinar

Expor-se em pontos de vista por meio de textos jornalísticos é enveredar por um mundo de palavras, de fatos, de pessoas e outros textos em busca de algo que sacie a própria fome de escrever e, ao mesmo tempo, estabeleça um elo com o leitor.
Creio que, vez ou outra, o risco da aridez de ideias há de bater às portas de cronistas, articulistas e escritores. Talvez em consequência de momentos de tédio com a realidade em suas múltiplas vertentes.
Nesse sentido, trata-se de um ato paradoxal. Ao mesmo tempo em que é frustrante o “espetáculo” do real, nele se deve penetrar cada vez mais em busca do alimento para o ato da escrita.
Em todo caso, nutro aversão a textos excessivamente melífluos, repletos de pensamentos ou conteúdos mais do que exaustivos. É difícil aturar o “bom mocismo” edificante.
Ronaldo Correia de Brito é médico e escritor. Embora nascido no sertão do Ceará, em 1950, reside há anos no Recife. Ficou mais conhecido por seus livros de contos chamados Faca e O Livro dos Homens. Recentemente, lançou seu primeiro romance, Alfaguara, que foi considerado pela crítica um dos melhores do ano passado.
Não li nenhuma de suas obras, mas já o conhecia justamente por seus artigos jornalísticos. Hoje, esse autor colabora com o portal Terra, na parte relativa ao Terra Magazine, onde escrevem vários jornalistas, escritores, cineastas e outros profissionais.
Foi um artigo de sua lavra no referido site que me trouxe à baila um tema polêmico e do qual parece que estamos sempre a fugir. Alguns, em virtude de suas ortodoxias, não admitem nem pensar sobre o assunto. O título do texto já é, em si, provocativo: “O dilema de não morrer”.
Nele, o médico e escritor relata a trajetória de um de seus pacientes que fora atingido por uma espécie de doença neurodegenerativa. Sem maiores detalhes, tal paciente veio a viver, com o passar dos anos, uma vida vegetativa. Hoje, ele não anda, não fala, é alimentado por sonda e passa 20 horas por dia numa espécie de respirador artificial. Não há perspectivas.
Ronaldo Correia aborda também a questão do atual prolongamento da existência humana, com o aumento da expectativa de vida em seus aspectos mais problemáticos. Assim se expressou: “A morte parece ter os dias contados e a vida não possuir limites. Compra-se o prolongamento da vida, mesmo que ela seja de qualidade duvidosa, como se compram produtos em prateleiras de supermercados. As UTIs estão repletas de doentes mantidos artificialmente, num desafio às leis naturais, que sempre regeram o tempo de nascer e morrer.”
Alega, por óbvio, que essa capacidade de prolongamento é muito maior para aqueles que detêm um certo poderio econômico. E prossegue indagando: “como deliberar sobre o prolongamento ou não de uma vida que já cortou seus elos com o mundo, mas que continua habitando entre nós?”
Como ele mesmo finaliza, algum dia, esse dilema pode ser de qualquer um de nós. A mim me fez pensar na legalização da eutanásia.
Alberto Calixto Mattar Filho

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fórum sobre documentário "Arquitetura da destruição"


O documentátio Arquitetura da Destruição descreve Hitler como um líder que gostava e também detinha grande conhecimento sobre pintura e outras expressões artísticas, além do fato dele também ser um artista, frustado é verdade, mas ainda sim podemos considerá-lo como tal. Mas o que Hitler fez não tem nada de arte, muito menos de belo. Tendo o filme por base, fale o que você pensa sobre essa natureza dúbia entre o amante das artes e o anti-semita, racista e xenófobo Hitler.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CINE STATUS - DOCUMENTÁRIO


NESTA TERÇA FEIRA DIA 13/09 – 14:00

DOCUMENTÁRIO: A ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO
“UMA ANÁLISE ARTÍSTICA E ESTÉTICA DO NAZISMO”

SALA 5A – TERCEIRÃO

CONVIDADOS: 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO

PS: HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA COMENTAR O FÓRUM ANTERIOR SOBRE O DOCUMENTÁRIO "NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS".

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PLENARINHO - 2010




STATUS
Esses são os nossos alunos e seus projetos que irão nos representar no Plerarinho 2010 - parabéns a todos - realmente são projetos muito interessantes e que demonstram que temos uma juventude ligada aos problemas que afligem nossa sociedade.

Flávia Duarte Maia - 9º ano
O Congresso Nacional decreta:
Artigo 1º
Fica criado o Programa Casas Solidárias com o objetivo de proporcionar moradia provisória para pessoas em situação de rua.
Artigo 2º
Para a realização do Programa Casas Solidária, os proprietários de imóveis residenciais que estejam fechados, abandonados ou que não estejam sendo utilizados para uma finalidade social, poderão cedê-los por tempo determinado para a administração publica (Estado ou Prefeitura). §1º - Vencendo o prazo, havendo vontade entre as partes, poderá ser renovado automaticamente. §2º - Compete ainda ao poder público a devolução do imóvel da mesma forma como encontrado.
Artigo 3º
Os proprietários dos imóveis cedidos poderão receber isenção do IPTU (Imposto territorial urbano). §1º - Os moradores das Casas Solidárias deverão como contrapartida estar dispostos ao tratamento da dependência química (álcool e drogas). §2º - O Poder Público garantirá aos moradores das Casas Solidárias o direito ao atendimento à saúde, educação e assistência social.
Artigo 4º
Artigo 4º: O poder público poderá firmar parcerias com entidades e/ou ONGs (Organizações Não Governamentais) para: I- Garantir a manutenção das Casas Solidárias II- Promover o encaminhando dos moradores das Casas Solidárias para freqüentar cursos de capacitação e qualificação profissional. III- Obtenção de vagas no mercado de trabalho aos moradores das Casas Solidárias.
Justificação
O objetivo deste projeto é diminuir os moradores de rua, além da dependência química e do alcoolismo. Além de dar uma função social a imóveis fechados ou abandonados. Assim, o Programa Casas Solidárias tem o objetivo de oferecer oportunidade de moradia provisória para pessoas que vivem em situação de risco, contribuindo para a sua reintegração social. Os moradores de rua terão essa oportunidade de ter uma moradia provisória, sendo que para isso bastará a sua vontade e disposição em abandonar o uso do álcool e das drogas, e tendo a oportunidade se capacitar para a reintegração ao mercado de trabalho. A sociedade pode se envolver e ajudar no custeio e manutenção das casas através de doações de alimentos e equipamentos, no oferecimento de oportunidade de trabalho para garantir a emancipação da pessoa quando ela sair da casa.

Cíntia Almeida Simosono – 9º ano
O Congresso Nacional decreta:
Artigo 1º
As escolas públicas teriam obrigatoriamente turno extracurricular. Sendo todas as escolas públicas em tempo integral.
Artigo 2º
O turno curricular extra teria aulas opcionais, onde os alunos escolheriam atividades que viessem de encontro com as suas afinidades.
Artigo 3º
As aulas opcionais seriam nas áreas esportivas, artísticas e afins.
Justificação
No Brasil, infelizmente, a educação tornou-se um meio perpetuador da desigualdade; Tese claramente comprovada pelas evidências mostradas no funcionamento do mercado de trabalho e acesso ao ensino superior. Após a implantação dos programas de avaliação dos ensinos básico e médios ficou comprovado que os estudantes de escolas públicas possuem menores níveis de capacidade em relação aos alunos das escolas privadas; assim, acredito que seja importante uma política que aumente a qualidade das escolas públicas para que haja a redução das disparidades sociais.

José Guilherme Lemos Vasconcelos – 8º ano
O Congresso Nacional decreta:
Artigo 1º
Fica obrigatório em todas as cidades o plantio de pelos menos uma árvore para cada grupo de 100 habitantes.
Artigo 2º
Deve ser dado preferência para árvores não frutíferas, pelo fato dessas terem uma menor longetividade.
Artigo 3º
Da data de aprovação deste projeto em diante, fica obrigado as cidades a se adequarem em relação a fiação, dando preferência para a subterrânea.
Justificação
Melhorar a umidade do ar. Diminuição do CO². Melhorar as condições no que se refere a água. Proteção em relação as crianças e idoso no que tange as condições de temperatura.


Thales Roger Alves de Paula – 7º ano
O Congresso Nacional decreta:
Artigo 1º
As empresas que possuem empregados que recebem até 1 e meio salário mínimo deverão obrigatoriamente proporcionar a seus funcionários a chamada cesta básica.
Artigo 2º
A cesta básica a que se refere o artigo 1º deverá ter o valor não inferior a 15% do salário mínimo vigente.
Artigo 3º
O governo deverá criar incentivos fiscais nos primeiros 2 anos após a entrada em vigor da presente lei para que as empresas se adequem a esta nova realidade.
Justificação
O trabalhador que recebe salário menor no nosso país tem grandes dificuldades em proporcionar uma alimentação adequada a sua família, sendo que não da para pagar todas as suas despesas e ainda comprar o alimento necessário. Com este projeto poderíamos diminuir esse sofrimento por parte dos mais necessitados.


Duarte Antonio Comotti Carvalho – 7º ano
O Congresso Nacional decreta:
Artigo 1º
Que seja obrigatório em todas as escolas a conscientização das crianças sobre o perigo das drogas.
Artigo 2º
O disposto no art. 1º será efetivamente feito a partir dos 6 anos de idade.
Artigo 3º
A linguagem será adequada a idade das crianças e adolescentes conforme seu entendimento.
Justificação
O projeto se faz necessário devido ao crescimento assustador dos casos de dependência química entre os jovens. Para que eles saibam as consequências do uso das drogas e não sejam presas fáceis de traficantes.